Quais os pontos turísticos que não posso deixar de conhecer no destino Brasília/DF ?

O destino dispõe de características peculiares que podem atrair o visitante de acordo com seu perfil. Roteiros que podem ser arquitetônicos, gastronômico, culturais, religiosos, rurais, alternativos, rock... O leque de opções é amplo.

Entretanto, conhecer as razões pelas quais torna a Capital Federal, o único sítio moderno inscrito em dezembro de 1987, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura– Unesco, Patrimônio Cultural da Humanidade – , com 112,25 km² é um dos motivos que desperta a atenção nacional e estrangeira. Ou seja, entender as quatro escalas de Lucio Costa e a contextualização dos monumentos de Niemeyer é uma das principais formas de conhecer Brasília.

 

Conheça algumas curiosidades do destino Brasília/DF:

  • Brasília tem um dos maiores parque urbanos da América Latina com 40 hectares, o Parque da Cidade. O local é um ponto de encontro e lazer dos brasilienses.
  • ‘Zebrinhas’ são como são chamados os microônibus, que circulam e fazem a ligação com vários pontos da cidade. Possui esse nome porque até o ano de 2012 os ônibus  eram alaranjados com listras brancas.
  • Tesourinha é uma pista que dá acesso às superquadras, cortando o Eixo-Rodoviário-Residencial. Se o objetivo é ir para a direita, deve-se, primeiro, virar à esquerda. A tesourinha já estava nos planos de Lucio Costa quando Brasília ainda era apenas uma pretensão.
  • No Distrito Federal, também há um vasto leque de opções de turismo rural, propriedades que dispõe de cachoeira, tirolesa, passeios a cavalo. 

 

Como é o clima e a temperatura média anual no destino Brasília/DF ?

O Distrito Federal está localizado no Centro-Oeste brasileiro e é marcado por um clima tropical-quente-subúmido, com duas estações bem definidas: estação seca (de maio a setembro) e outra chuvosa (outubro a abril). Durante os períodos de chuva, podem ocorrer os ‘veranicos’ – apelido dado pelos moradores da capital – brasilienses a um fenômeno caracterizado por um período de seca e calor que pode durar de uma até três semanas, especialmente nos meses de janeiro e fevereiro. A temperatura média anual apresenta amplitude de 21,3 a 27,2ºC, com dias quentes e noites mais frias (afinal, estamos no Cerrado). Portanto, vão algumas dicas: (1) abuse do guarda-chuva/sombrinha de mão. Leve e prático de carregar, poderá lhe proteger tanto de uma chuva não planejada, quanto de um período de caminhada a céu aberto, com sol forte; e (2) tenha sempre um casaco leve com você, para que não venha a ser surpreendido(a) com um vento frio ao entardecer.

 

Qual a vegetação predominante no destino Brasília/DF ?

A vegetação do bioma Cerrado tem como principais características, árvores baixas e tortuosas e vegetação rasteira. O Cerrado se destaca por possuir a segunda maior biodiversidade do planeta, superado apenas pela Amazônia. Além disso, a região está entre as mais importantes do país, uma vez que oito (8) das 12 grandes regiões hidrográficas brasileiras recebem suas águas dos rios que nascem neste bioma. Conhecido como “Berço das Águas”, o Cerrado possui uma malha de nascentes, córregos e rios de fundamental importância para o país. Brasília foi concebida em meio ao Cerrado e planejada para preservá-lo e incluí-lo em seu aspecto bucólico. Considerada uma Cidade-Parque, aqui o visitante tem acesso a diversas espécies nativas em meio à paisagem, tendo, inclusive, a oportunidade de usufruir de diversas árvores frutíferas nativas, como a cagaita, a mangaba, o bacupari e o pequi. Sem contar que a cidade oferece outros frutos ao ar livre, por exemplo: manga, jaca, amora, goiaba e pitanga.


brasao-gdf.png
Secretaria de Estado do Esporte, Turismo e Lazer do Distrito Federal
IC589272.png Fazer login 
SDC Eixo Monumental - Lote 05 Centro de Convenções Ulysses Guimarães - Ala Sul 1º Andar
Brasília - DF CEP: 70070-350
Telefone (61) 3214-2736/2797
E-mail observatorio@setur.df.gov.br

2017 Governo do Distrito Federal