II Encontro de Turismo Criativo

Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB

18/11/2016

 

 

Conhecer uma Brasília que vai além da Esplanada dos Ministérios, fugindo da típica programação turística e priorizando roteiros que valorizam o valor histórico e estético da capital. Essa é a proposta do Plano de Turismo Criativo do Distrito Federal, lançado no dia 18/11/2016 durante o II Encontro de Turismo Criativo, no Centro Cultural Banco do Brasil.

O evento reuniu lideranças do setor produtivo da cidade para debaterem o desenvolvimento do setor turístico de Brasília. Com o conceito inovador, com base em destinos mundialmente conhecidos, como Barcelona e Londres, o Plano se aprofunda em uma forma autêntica de conhecer a cultura e modo de vida brasiliense e a reformula para apresentá-la ao visitante.

"O turismo criativo é a maior transformação, o momento de maior mudança que a gente realiza no turismo na historia de Brasília. É um plano consistente, que foi elaborado com trabalhos ao longo de dois anos, que implementa ações e traz provocações para a sociedade. Chamando trade, população, empreendedores para participarem e ajudarem a gente a posicionar Brasília dessa forma", completa o secretário-adjunto de Turismo, Jaime Recena.

O Plano se divide em quatro eixos de atuação com objetivos estratégicos de execução. São eles: gestão; promoção, marketing e comunicação; produtos e serviços turísticos; e infraestrutura turística. Dentro dessas subdivisões estão distribuídas as ações, com suas parcerias públicas ou do setor privado e tempos para execução.

Na ocasião, o governador Rodrigo Rollemberg destacou o setor como opção mais eficiente para promover o desenvolvimento da cidade, além de fomentar a economia local com a criação de oportunidades de emprego. "Temos forte vocação para o turismo de eventos, cultural e cívico. A exemplo disso, estão a Copa do Mundo de Futebol, os Jogos Olímpicos e recentemente o Campus Day", elencou.

Uma das medidas previstas no documento é o concurso para escolher uma identidade visual representará Brasília pelo País e mundo afora, inspirando-se assim em modelos internacionais bem sucedidos como os de Nova York, Amsterdam e Berlim. A ideia é que no aniversário de Brasília, em 21 de abril, a população escolha a marca vencedora entre as três propostas finalistas.

O Plano de Turismo Criativo surgiu de parceria entre a Secretaria Adjunta de Turismo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do DF (Sebrae). O investimento foi de R$ 95 mil por parte do Sebrae. A formulação do documento contou com a cooperação de representantes de órgãos do governo, sociedade civil, empreendedores, organizações de ensino e lideranças dos setores turístico e cultural da cidade.

Plano de Turismo Criativo de Brasília - 2016


Plano - capa.JPG 

Apresentações


Apresentação Turismo Criativo Brasília

Palestrante: Caetana Franarin - SETUR

plano de turismo - img.JPG


 

Apresentação Marca Brasília

Palestrante: Claudia Maldonado

marca brasilia - img.JPG



Apresentação Cidades Criativas

Palestrante: Patrícia Reis

cidades criativas - img.JPG



Brasília Cinematográfica

Palestrantes: Steve Solot, Ana Cristina Costa e Silva, Ana Cristina Viana, Sérgio Fidalgo, Fernando Toledo, Marcus Leigocki Jr

film comission - img.JPG



Apresentação CURTA TC 2016 - A escola de mistérios

 

escola de mistérios - img.JPG



Conexão Cultura DF

Palestrante: Daniela Diniz - SECULT

conexão cultura - img.JPG



Última atualização em 17/05/2017.


brasao-gdf.png
Secretaria de Estado do Esporte, Turismo e Lazer do Distrito Federal
IC589272.png Fazer login 
SDC Eixo Monumental - Lote 05 Centro de Convenções Ulysses Guimarães - Ala Sul 1º Andar
Brasília - DF CEP: 70070-350
Telefone (61) 3214-2736/2797
E-mail observatorio@setur.df.gov.br

2017 Governo do Distrito Federal