Perfil do Turista que busca informações nos Centros de Atendimento ao Turista no Destino Brasília/DF, período de outubro, novembro e dezembro 2013:


A Europa permanece como uma das maiores emissoras de visitantes a Brasília. Dentre os países europeus, a França se destaca representando 16% dos visitantes neste período. Posição que oscila normalmente entre os Estados Unidos e Espanha.


Quanto à procedência dos visitantes brasileiros, São Paulo representa a maior parcela de emissão, com 23%. Seguidos de Rio de Janeiro (14%) e Minas Gerais (10%). Complementando os seis estados que mais emitem visitantes para Brasília, Bahia (9%), Paraná (9%) e Rio Grande do Sul (8%).

Deste modo, observa-se o crescimento da Região Sul em participação de visitantes no destino Brasília.


Diferente do último levantamento, a maior parte dos entrevistados corresponde a Casado (52%), seguido de Solteiro com 43%.


 

A grande maioria dos visitantes de Brasília possui escolaridade acima da média, representando um turista cada vez mais exigente quanto às suas escolhas. A maior parte possui nível Superior, que somados aos Pós-graduados, representa 76% dos entrevistados.


O período em questão demonstra que 63% dos visitantes tem por motivação o Lazer, seguidos de Eventos (13%), motivação que normalmente ocupa a primeira posição entre as pesquisas, caracterizando o destino como potencial para Turismo de Eventos. No entanto, para o período, o gráfico traz um dado diferente que se justifica por tratar-se de férias escolares no Brasil.


A grande maioria dos visitantes permanece fiel na escolha dos Hotéis como meio de hospedagem utilizado em Brasília (66%). Em segundo lugar a opção Casa de Parentes/Amigos tem sempre grande representatividade (19%). Albergues e Pousadas se apresentam com 6% e 4%, respectivamente.


Para chegar à Brasília, o meio de transporte mais utilizado continua sendo o Avião com 66%, demonstrando crescimento se comparado ao último levantamento. Em segundo lugar, Ônibus representa 17% dos respondentes.


O transporte público tem sido a opção principal dos visitantes, representando 48% dos entrevistados, dado que é justificado pelo período de férias escolares, normalmente aproveitado entre família e/ou amigos, o que favorece o uso do transporte público. Em segundo lugar observa-se o uso de Táxi e Outros meios de Transporte com 21% e 12%, respectivamente. 


O tempo de permanência dos visitantes a Brasília, tem sido de 1 a 3 dias, representando 62%. Em segundo lugar, tem-se 37% dos visitantes que ficam acima de 3 dias no destino.


 

O número de visitantes que viaja acompanhado de 1 a 3 pessoas continua sendo a maior parte dos respondentes (75%), dado que caracteriza passeios familiares. Em seguida estão aqueles que viajam sozinhos (16%). 


 

Os visitantes que vieram pela primeira vez a Brasília permanecem em primeiro lugar com 45%. Este dado pode justificar tendência dos visitantes que vem a Brasília por motivos de lazer e acompanhadas por mais uma ou duas pessoas. Em seguida, 17% declarou já conhecer o destino.


 


brasao-gdf.png
Secretaria de Estado do Esporte, Turismo e Lazer do Distrito Federal
IC589272.png Fazer login 
SDC Eixo Monumental - Lote 05 Centro de Convenções Ulysses Guimarães - Ala Sul 1º Andar
Brasília - DF CEP: 70070-350
Telefone (61) 3214-2736/2797
E-mail observatorio@setur.df.gov.br

2017 Governo do Distrito Federal